A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE: DESAFIOS PARA UMA TEOLOGIA E SUAS LINGUAGENS PLURAIS

  • Marcos Anderson Tedesco Faculdade Refidim - Joinville/SC

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral conhecer como a educação cristã está inserida no mundo pós-moderno
e qual a sua relação com a proposta de uma teologia que percebe o plural. É proposta uma reflexão envolvendo
o conceito de educação cristã, suas pretensões como área de estudo e prática, suas bases epistemológicas no que
se refere à percepção de um mundo plural e como ela se relaciona com outras visões acerca da educação.
Finalmente, são realizados alguns apontamentos acerca das possibilidades da educação cristã como contribuinte
para uma teologia em um contexto plural. Alguns dos teóricos que dão suporte a esse estudo são Hall (2003),
Rodrigues (2007), Freire (1996), Zabatiero (2008), e entre outros. Espera-se ainda que esse artigo contribua para
as reflexões acerca da teologia e suas linguagens plurais em busca de possibilitar ao ser humano um sentimento
de pertencimento e valorização às suas referências mais singulares sem perder de vista o fato de que ele também
se insere em uma coletividade, porém como sujeito ativo e não apenas um participante que assiste algo pronto e
acabado.

Palavras chave: Pós-modernidade; pluralidade; educação cristã.

Biografia do Autor

Marcos Anderson Tedesco, Faculdade Refidim - Joinville/SC
http://lattes.cnpq.br/5519417916210238
Publicado
2015-09-25