OS SENTIDOS DA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM GRUPOS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA EM UM CONTEXTO RELIGIOSO

  • Priscila Adriana Batistel Ramos Associação Catarinense de Ensino
  • Allan Henrique Gomes Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar os sentidos da participação de jovens em grupos de expressão artística, em um contexto religioso na cidade de Joinville – SC. Há uma demanda no ser humano em dar sentido às coisas que é tão premente quanto as necessidades biológicas. Tanto a arte como a religião, podem ser compreendidas como fontes de sentidos. A pesquisa foi realizada com jovens entre 18 e 25 anos que participam de grupos de expressão artística de uma igreja local, por meio de grupo focal. A partir da pesquisa foi possível perceber que a expressão artística neste contexto encontra-se tecida em um movimento de mediação com diversos processos: de uma constituição identitária a partir dos vínculos institucionais, dos processos de (re) significação de si, e do sujeito com o transcendente. Considera-se que o campo religioso é um espaço de multiplicidade de sentidos passíveis de serem explorados pela ciência psicológica e que as relações entre arte e religião, amplamente conhecidas, não são estáticas, mas diversas e complexas, ou seja, atravessadas por outros tantos fatores.

Biografia do Autor

Priscila Adriana Batistel Ramos, Associação Catarinense de Ensino

Graduada em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino/Faculdade Guilherme Guimbala. E-mail: priscila.batistel@hotmail.com.

Allan Henrique Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor integrante do Laboratório de Psicologia Social Comunitária da Faculdade Guilherme Guimbala – FGG/ACE. Professor adjunto da Universidade da Região de Joinville/SC – UNIVILLE. E-mail: allanpsi@yahoo.com.br.

Publicado
2018-06-13