NEOLIBERALISMO E NECROPOLÍTICA EM TEMPOS DE COVID-19

  • Breno Burgueira Faculdade Refidim/CEEDUC
  • Claiton Ivan Pommerening Faculdade Refidim/CEEDUC
  • Norival Rosa Netto Faculdade Refidim
  • Rudinei Silva Faculdade Refidim/CEEDUC

Resumo

A pandemia da Covid-19 expôs várias deficiências nas áreas da economia e da saúde no Brasil, as quais estavam presentes no subterrâneo político e social, mas que não eram objeto das políticas públicas neoliberais atualmente vigentes no país. Desta forma, o presente artigo discute a proximidade entre Neoliberalismo e Necropolítica e as várias consequências que esta associação acarretou ao Brasil durante a crise pandêmica, em relação ao salário, ao emprego, à renda e a escolha, ainda que velada, entre quem deveria viver e quem deveria morrer. Propomos como resposta o Evangelho de Cristo, usando um símbolo do Reino de Deus, ainda que precário, que é a Economia Solidária.

Biografia do Autor

Breno Burgueira, Faculdade Refidim/CEEDUC

Graduando em Teologia na Faculdade Refidim/CEEDUC (Joinville - SC). Graduando em Engenharia Civil de Infraestrutura na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (Joinville - SC).

Claiton Ivan Pommerening, Faculdade Refidim/CEEDUC

Doutor e mestre em Teologia pelas Faculdades EST. Graduado em Teologia e Ciências Contábeis. Membro do Conselho Geral da RAE - Rede Assembleiana de Ensino/CGADB. Diretor e professor de Teologia na Faculdade Refidim/CEEDUC (Joinville – SC); editor da Azusa Revista de Estudos Pentecostais; editor executivo da Revista REPAS/CPAD. Pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Joinville (SC). 

Norival Rosa Netto, Faculdade Refidim

Graduando em Teologia na Faculdade Refidim/CEEDUC (Joinville - SC). Graduando em Engenharia Civil de Infraestrutura na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (Joinville - SC).

Rudinei Silva, Faculdade Refidim/CEEDUC

Graduando em Teologia na Faculdade Refidim/CEEDUC (Joinville - SC)

Publicado
2022-04-06