ACONSELHAMENTO CRISTÃO NA PRÁTICA DOCENTE: A AFETIVIDADE COMO ABERTURA AO ACONSELHAMENTO

  • Marcos Anderson Tedesco Faculdade Refidim - Joinville/SC
  • Carla Osmarina Albano Lanza Faculdade REFIDIM - Joinville/SC

Resumo

O presente artigo almeja provocar no docente uma reflexão sobre a temática de uma possível relação entre a
afetividade e o aconselhamento cristão no meio escolar, contemplando a atuação do professor em sala de aula
como um conselheiro pela prática da afetividade, sendo esta um caminho para o cuidado do aluno em sua integralidade4 numa ótica cristã. A pesquisa apresenta algumas possíveis ações ao professor que poderão
contribuir para que este possa colocar-se como ajudador. Baseado em estudiosos como Wallon, Vygotsky entre
outros percussores desta ideia, tenta-se analisar aspectos que permeiam as questões afetivas e suas contribuições
no contexto escolar.

Palavras chave: aconselhamento cristão; afetividade; formação docente; integralidade.

Biografia do Autor

Marcos Anderson Tedesco, Faculdade Refidim - Joinville/SC
http://lattes.cnpq.br/5519417916210238
Carla Osmarina Albano Lanza, Faculdade REFIDIM - Joinville/SC

Carla Osmarina Albano Lanza tem graduação em Letras – Dupla Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, especialização em Aconselhamento Cristão pela Faculdade Refidim (Joinville/SC); leciona Português e Inglês no Colégio CEEDUC (Joinville/SC).

Publicado
2015-09-17