LINGUAGENS TEOLÓGICAS E ANTROPOLÓGICAS: IMPLICAÇÕES NA CONCEITUAÇÃO DA ARTE NA ASSEMBLEIA DE DEUS

  • Orlando Afonso Camutue Gunlanda Faculdade Refidim - Joinville/SC
  • Valdinei Ramos Gandra Faculdade Refidim - Joinville/SC

Resumo

O presente texto se ocupa em discutir as relações existentes entre Teologia, Antropologia e Arte no movimento pentecostal, especificamente na Assembleia de Deus. Num primeiro momento, o texto encaminha alguns pontos que caracterizam aspectos da concepção antropológica oficial na Assembleia de Deus. Logo em seguida, discorre-se sobre o lugar das produções artísticas no discurso oficial da Assembleia de Deus. A principal questão que move a reflexão está relacionada a tentativa de perceber se os aspectos antropológicos da teologia pentecostal assembleiana interferem diretamente ou não nos modos como a experiência assembleina se relaciona com as produções artísticas contemporâneas. Deste modo, as pesquisas sinalizaram que se fazem necessárias algumas ampliações nas discussões sobre os conceitos de Arte e Teologia a fim de possibilitar superações de algumas dicotomias e depreciações.

Biografia do Autor

Orlando Afonso Camutue Gunlanda, Faculdade Refidim - Joinville/SC

Pós-graduando em Discipulado e Cuidado. Graduado em Teologia pela Faculdade Refidim-Joinville, SC. Graduando em Psicologia na Faculdade Guilherme Guimbala – ACE, Joinville, SC. Integrante da Equipe de Pesquisa da Faculdade Refidim. Natural de Angola, atualmente residente no Brasil. Contato: orlando@ceeduc.edu.br.

Valdinei Ramos Gandra, Faculdade Refidim - Joinville/SC

Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Coordenador e Professor do Bacharel em Teologia da Faculdade Refidim. Contato: Gandra@ceeduc.edu.br. 

Publicado
2017-05-10