CULTURA BRASILEIRA, PENTECOSTALISMO E NEOPENTECOSTALISMO: A TEODICÉIA DUALÍSTICA BRASILEIRA TENDO COMO EXEMPLO O CASO IURD

  • Odilon Mendonça de Oliveira Junior Faculdade Unida de Vitória

Resumo

Todo o mundo Antigo era rodeado pelo sagrado que dominava relações humanas desde o nascimento até a morte. O sagrado rodeava o ser humano em todas as suas circunstâncias. A partir da modernidade tal fenômeno começa a desaparecer em direção à um mundo desencantado, a ciência moderna oferece explicações naturais dos fenômenos da existência humana, o mundo moderno é de matérias e seres naturais, moldáveis, usáveis, subjugáveis, transformáveis para o consumo e a produção de riqueza humanas. A religião passa a ter lugar apenas ou na consciência individual ou na transcendentalidade absoluta que o excluía completamente das infimidades da existência humana. No entanto o mundo moderno não consegue satisfazer as relações de sentido do ser humano moderno. As principais revoluções sempre tiveram dificuldades em explicar o problema do mal no mundo, tentando equacionar as relações existentes entre a bondade e soberania de Deus em sua plenipotência e a existência do mal no mundo. Nesta perspectiva se percebe na sociedade brasileira atualmente uma teodiceia dualista comum à maioria das pessoas. Tal dualismo é verificado em todas as principais religiões e na realidade da existência ordinária da maioria da população brasileira, reproduzindo sempre as relações sociais existentes na sociedade desde sua origem. Tais elementos permaneceram no inconsciente coletivo dos brasileiros, de maneira a formarem um núcleo sintético comum de natureza dualista mais ou menos permeando todas as manifestações religiosas. É deste núcleo comum que fortemente se valerá a IURD em todas as suas atividades litúrgicas.

Biografia do Autor

Odilon Mendonça de Oliveira Junior, Faculdade Unida de Vitória

Licenciado em Pedagogia (Pontifícia Universidade Católica de Goiás), Licenciado em Filosofia (Faculdade Católica de Anápolis), Bacharel em Teologia (Faculdade Unida de Vitória), Licenciado em História (Universidade Estadual Vale do Acaraú), Especializado em Ciência Política (Universidade Estadual de Goiás), Especializado em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (Sociedade de Educação Continuada), Mestre em Ciências das Religiões (Faculdade Unida de Vitória).

Publicado
2017-10-10