INTERDISCIPLINARIDADE E TEOLOGIA: DIÁLOGO SOBRE CONTRIBUIÇÕES E APROXIMAÇÕES ENTRE DIFERENTES SABERES

  • Cristiane Luiza Salazar Garcia UFSC
  • Elias Mande Laurindo André Faculdade Refidim

Resumo

Algumas questões em torno da interdisciplinaridade são discutidas focando implicações para a área de Teologia. A interdisciplinaridade oferece uma atmosfera favorável para o desenvolvimento de um novo modo de apropriar, reelaborar e comunicar o conhecimento, ligada às bases conceituais do pensamento e suas implicações para o conhecimento, a universidade e a sociedade. A Teologia, como campo de estudos, oferece possibilidades de desenvolvimento de conhecimento dialogal, colaborando assim para a criação de uma matriz de pensamento dialogal coerente dentro da perspectiva interdisciplinar. Assim, ao mesmo tempo a Teologia busca o posicionamento como área acadêmica do conhecimento em um contexto já estabelecido, e também participa da constituição epistemológica deste contexto, situação possível pela natureza dinâmica da ciência, observável a partir das práticas da universidade.

Biografia do Autor

Cristiane Luiza Salazar Garcia, UFSC

Doutoranda em Ciência da Informação pela UFSC. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Professora e Bibliotecária na Faculdade Refidim, Joinville/SC. 

Elias Mande Laurindo André, Faculdade Refidim

Bacharel em Teologia pela Faculdade Refidim. Aluno do Curso de Pós-Graduação em Discipulado e Cuidado da Faculdade Refidim, Joinville/SC.

Publicado
2017-10-10