A EXPERIÊNCIA TRINITÁRIA DE JÜRGEN MOLTMANN EM DIÁLOGO COM AS DUAS PRIMEIRAS FASES DA PESQUISA DO JESUS HISTÓRICO DE ALBERT SCHWEITZER E ERNST KÄSEMANN

  • Fernando Cardoso Bertoldo EST

Resumo

Segundo Jürgen Moltmann o ser humano em sua experiência de Deus deve também conhecê-lo. Justificado com base na capacidade divina de sofrer, tendo em vista que Deus se faz, carne, fraco e vulnerável para que nós possamos conquistar nossa liberdade, como também aceitarmos nossa mortalidade e humanidade.  Isto porque a história do mundo tratasse da entrega de Deus em sua totalidade. Diante disso, buscamos encontrar sustentação para essa perspectiva de experiência nas pesquisas sobre o Jesus Histórico da primeira e da segunda fase tomando por base os autores Albert Schweitzer e Ernst Käsemann. Então, para que se possa sustentar a capacidade divina de sofrer como também de Deus experimentar a nós, faz-se necessário refletir sobre as contribuições de Schweitzer quando afirma que para podermos conhecer a Deus devemos servir ao próximo, como também a partir das contribuições de Käsemann que desenvolveu suas pesquisas sobre o Cristo da fé, afirmando ser o relato e a experiência de fé a condição necessário para se manter vivo ao longo da História o Cristo da fé, onde buscou reconciliar o ato de servir ao próximo de Schweitzer e a autocompreensão de Rudolf Bultmann.

Biografia do Autor

Fernando Cardoso Bertoldo, EST

Doutorado em andamento em Teologia pela EST (2017). Mestre em Teologia pela PUCRS (2017). Bacharel em Psicologia pela PUCRS (2013). Bolsista CAPES. Email: nandobertoldo@hotmail.com.

Publicado
2018-06-12