PENTECOSTALISMO, LITURGIA E FÉ

ANÁLISE DA MENSAGEM DE FUTURO PRESENTE NOS HINOS DA HARPA CRISTÃ

  • Paulo Jonas dos Santos Júnior Centro Universitário São José
  • Elon Saúde Caires Faculdade Unida de Vitória
  • Clodoaldo Sanches Fófano Faculdade Unida de Vitória

Resumo

O presente estudo busca analisar a mensagem de uma iminente vida no céu presente nos hinos da Harpa Cristã. Para tanto, traça-se uma breve abordagem histórica do surgimento das Igrejas Assembleias de Deus no Brasil. Logo após, discorre sobre a importância desses hinos na construção das mensagens de futuro. Em seguida, avalia o desenvolvimento do imaginário cristão pentecostal, por meio de cânticos de adoração a Deus. Na construção deste artigo realizou-se pesquisa bibliográfica de base qualitativa, considerando as contribuições de teórico como Alencar (2013), Bonino (2003), Moraes (1986), entre outros. É sabido que o pentecostalismo é um ramo do protestantismo que valoriza as experiências religiosas e busca vivenciar as evidências narradas no livro de Atos dos Apóstolos. Dessa maneira, a liturgia é composta de elementos que propiciam o alcance dessas experiências, o que torna a música parte importante do culto pentecostal. Assim, esses hinos expressam a certeza de que o crente deve anelar ir para o céu, lugar junto a Deus e livre dos problemas terrenos.

Biografia do Autor

Paulo Jonas dos Santos Júnior, Centro Universitário São José

Doutorando em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro, onde pesquisa o pentecostalismo em favelas e territórios dominados por tráfico de drogas e violência urbana. Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo. Especialista em História e Cultura do Brasil pela UNESA, Rio de Janeiro. Licenciado em História pelo ISEED, Virginópolis, Minas Gerais. Bacharel em Teologia pela FAECAD, Rio de Janeiro. Psicanalista Clínico, FATEB, Rio de Janeiro. Membro da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). E-mail: paulojsjunior@hotmail.com.

Elon Saúde Caires, Faculdade Unida de Vitória

Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória, com pesquisa voltada para o fenômeno religioso na saúde humana. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e Docência do Ensino Superior pela FANAN, Nanuque-MG. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela DOCTUM, Teófilo Otoni-MG. Bacharel em Enfermagem pela UNEC, Nanuque-MG. Graduado em Ciências Biológicas pela FIAR, Ariquemes-RO. E-mail: elonsaudecaires@hotmail.com.

Clodoaldo Sanches Fófano, Faculdade Unida de Vitória

Mestre em Ciências das Religiões, pela Faculdade Unida de Vitória. Pós-graduado em Estudos Linguísticos e Literários, pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ). Pós-graduado em Gestão Escolar, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Pós-graduado em Língua Latina e Filologia Românica, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (ISSED). Graduado em Letras (Português/Espanhol), pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ). Docente do Centro Universitário Sã o José de Itaperuna. E-mail: clodoaldosanches@yahoo.com.br.

Publicado
2018-06-12