PENTECOSTALISMO, REFORMA PROTESTANTE E SAÚDE

CONSIDERAÇÕES CRISTÃS SOBRE O BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E ESPIRITUAL.

  • Paulo Jonas dos Santos Júnior Centro Universitário São José
  • Elon Saúde Caires
  • Silvana Duarte Gonçalves dos Santos

Resumo

O presente estudo objetivou descrever as considerações cristãs sobre a saúde física, mental e espiritual a partir da ótica do pentecostalismo. É sabido que esse é um ramo do protestantismo, e assim sendo os preceitos postulados pela Reforma Protestante foram investigados com o objetivo de uma melhor compreensão das concepções protestantes sobre os cuidados com a saúde humana. Ao longo do texto, as investigações sobre a proposta do pentecostalismo para a preservação da saúde humana são diversas, e sua gênese se dá a partir de interpretações de textos bíblicos. Por fim foi possível observar que diversos preceitos defendidos pela doutrina pentecostal podem resultar em práticas mais saudáveis e consequentemente impactar positivamente na saúde dos fieis, inclusive em tempos de pandemia.

Palavras-chave: Pentecostalismo; Reforma Protestante; Saúde; Religião;

Biografia do Autor

Paulo Jonas dos Santos Júnior, Centro Universitário São José

Doutor em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-Campos), com pesquisa sobre a influência do Pentecostalismo na urbanização brasileira; Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA); Pós-graduado em História e Cultura no Brasil pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Pós-graduado em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (ICETEC); Pós-graduado em Filosofia e Sociologia (ICETEC); Pós-graduado em Metodologia de Ensino Religioso e Artes (ICETEC); Pós-graduado em História e Filosofia (UNINTER); Licenciado em História pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB); Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da CGADB (FAECAD); Formação em Psicanálise Clínica (FATEB); Formação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Professor do Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ; Pastor da Assembleia de Deus e Membro da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB).

Elon Saúde Caires

Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo, com pesquisa voltada para o fenômeno religioso na saúde humana. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e Docência do Ensino Superior pela FANAN, Nanuque-MG. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela DOCTUM, Teófilo Otoni-MG. Bacharel em Enfermagem pela UNEC, Nanuque-MG. Cursando Licenciado em Ciências Biológicas pela FIAR, Ariquemes-RO.

Silvana Duarte Gonçalves dos Santos

Especialista em Língua Portuguesa (FAFITA); Especialista em Psicopedagogia (UCB); Graduada em Letras (FAFITA); Graduada em Teologia (UNIDA). Contato: silvanadgsantos@hotmail.com.

Publicado
2021-08-10