Desafios para uma educação Cristã relevante

  • admin refidim
  • Marcos Anderson Tedesco Faculdade Refidim
  • Gilvan Nery de Souza Universidade Estácio de Sá

Resumo

Este trabalho partiu da problemática sobre como a Educação Cristã deve lidar com os desafios propostos pela pós-modernidade propondo uma reflexão acerca da relevância da Educação Cristã para os dias atuais. Também há uma discussão sobre como o professor de escola dominical deve procurar se atualizar utilizando subsídios e recursos pedagógicos em seu cotidiano. Através de diversas pesquisas bibliográficas recorremos a alguns teóricos como Tedesco, Fernandes, Price, Domingues, entre outros, procurando sempre correlacionar as discussões propostas de cunho descritivo com a visão proposta pelo nosso tema: desafios para uma Educação Cristã relevante, procurando em todo o texto ser coerente com a visão de que a Educação Cristã no ambiente eclesiástico, com enfoque para a Escola Dominical. Primeiramente, esse artigo busca responder o que é Educação Cristã, apontando os objetivos da Educação Cristã, qual é a função do educador cristão e a proposta de uma Educação Cristã que é também uma educação evangelizadora. No segundo tópico, abordamos como seria a Educação Cristã para o tempo presente, observando a relevância da Educação Cristã para os dias atuais e refletindo a questão da educação e aprendizagem, mas também a educação que transforma. Por último, identificamos possibilidades de como é a Educação Cristã na prática discutindo alguns conceitos sobre a vocação do educador cristão, conceitos sobre Jesus como um educador modelo e relações possíveis entre a Educação Cristã e a igreja. Não pretendemos aqui esgotar todo o assunto, este trabalho procura apenas dar alguns subsídios para futuras discussões no campo acadêmico.

Biografia do Autor

Marcos Anderson Tedesco, Faculdade Refidim

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE; História (2001) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Coordenador pedagógico na Educação Básica no Colégio Evangélico do CEEDUC em Joinville/SC e professor na Educação Superior na Faculdade Refidim.

Gilvan Nery de Souza, Universidade Estácio de Sá

Graduando em Teologia pela Faculdade Refidim; 7º Semestre. Graduando em História pela Universidade Estácio de Sá, 3º Semestre.

Publicado
2024-02-23